Ao serem ouvidos na Justiça os acusados de executar a vítima alegaram legítima defesa
(01.03.2012 – 13h21) O juiz Raimundo Moisés Alves Flexa, titular da 2ª Vara do Júri de Belém em audiência de instrução realizada nesta quinta-feira (01.03), pronunciou para serem submetidos perante o tribunal do júri os policiais militares Alex André dos Santos Rodrigues e Vanildo Campos Gouveia. Eles vão responder por homicídio praticado contra César Meireles Figueiredo em 3 de maio de 2011. A decisão acolheu a manifestação, feita oralmente no decorrer da audiência, pelo representante do Ministério Público do Estado, promotor Edson Souza.
Conforme relatos de testemunhas, uma delas da mãe da vítima, este já estava calmo e com o distúrbio sob controle, mas, os dois policiais invadiram a residência da vítima e mesma a mãe pedindo para se retirarem da casa, eles efetuaram disparos contra o jovem que morreu após ser atingid a situçção estava controlada. Mas os milicianos teriam ignorado os apelos, invadiram a residência do doente e efetua os disparos, um no pescoço e outro na coxa.
O crime ocorreu no interior da residência da vítima, localizada no bairro da Pedreira, feriferia de Belém. Os policiais alegaram em sua defesa que foram até o local para atender um chamado da CIOP, vinda de vizinhança que a vítima teria esfaqueado a mãe e estaria prestes a esfaquear o próprio pai. Eles alegaram também, nos interrogatórios prestados em Juízo que o jovem portava uma faca, além de uma arma de fogo, que depois se constatou ser de brinquedo. (Texto Glória Lima).