NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
O INSTITUTO PARAENSE DO DIREITO DE DEFESA - IPDD vem a público REPUDIAR as ofensas sofridas pelo advogado NEYLER MARTINS DE MENDONÇA, no pleno e legítimo exercício profissional, através de reportagem veiculada no programa “Cidade Alerta”, da Rede Record, no último dia 19 de outubro.
Durante a matéria, o apresentador Marcelo Rezende e o comentarista Percival de Souza, dentre outros impropérios, declaram que o advogado, com vergonha, estaria escondendo o rosto da sua cliente, desrespeitando a moral, a ética, por não ser sua função esconder o rosto de uma “bandida”.
Não obstante estar no exercício da sua profissão, preservando a imagem e a integridade física da sua cliente. Noticiaram ainda que não estaria servindo à sociedade e sim à “estelionatária”, comparando-o indevidamente a um criminoso, quando o rotularam como “DR. DO CRIME”, além de darem a conotação de que protegendo-a bem “agarradinho”, “abraçadinho”, teria um relacionamento a mais que o profissional com constituinte.
Decerto, tais afirmações veiculadas em rede nacional ofendem e agridem como um todo à classe dos Advogados do Brasil, em especial os militantes da área criminal, que são constantemente hostilizados nessa árdua missão que é defender os direitos constitucionais assegurados a todo e qualquer cidadão, sem distinção, de qualquer natureza, inclusive aqueles custodiados pelos agentes encarregados da persecução penal.
O IPDD ressalta que agressões como essas atingem não só os advogados, mas toda a sociedade e o próprio Estado Democrático de Direito, o que nos leva a hipotecar irrestrita solidariedade ao causídico ofendido.
Belém, 21 de outubro de 2016.
BRUNA KOURY
Presidente do IPDD